
Não há nada de errado em ter coisas boas
Sêneca era um homem muito rico. Ele tinha coisas legais. Críticos da época, e desde então, disseram que isso é prova indiscutível de sua hipocrisia. Como pode um estóico ter mesas de marfim caras? Não é anti-filosófico ter várias casas? Ou servos?
Na opinião de Sêneca, a resposta era não. Ninguém disse que o estoicismo significava um voto de pobreza ou privação desnecessária. Como ele escreveu: “A filosofia exige vida simples, não por penitência … nossas vidas devem observar um meio feliz entre os caminhos do sábio e os caminhos do mundo como um todo”.
A vida pura é, em certa medida, relativa. Um jantar de filé de R$ 100,00, para uma determinada pessoa, é um luxo insano. Para uma pessoa com um salário muito maior e em um ambiente social diferente, jantar no mesmo restaurante pode ser uma opção despretensiosa e conveniente (especialmente se todos os amigos dela estiverem buscando reservas em algum lugar ainda mais extravagante e mais caro). O Mercedes que eles compraram com dinheiro, que é realmente seguro e tem ótimo consumo de combustível, pode realmente ser mais simples do que para a pessoa de meios mais modestos do que outra que está dirigindo um novo Ford com um financiamento não pago (quando realmente ela deveria andar de trem).
O Estoicismo não é, como disse Sêneca, uma forma de autoflagelação. É sobre responsabilidade e sobriedade. É possível ser sóbrio e rico, assim como é possível ser de classe média e esbanjador. Você vive só uma vez. O dinheiro é ganho para ser gasto. Apenas certifique-se de gastá-lo de maneira inteligente e filosófica. E vivendo, da melhor maneira que puder, é claro.
Portanto, para ser estóico, pouco importa se você é rico ou pobre, o que importa é que você saiba administrar bem as suas posses e viva de acordo com a virtude e conforme a natureza (a natureza em geral, a natureza humana e, principalmente, a sua natureza individual).
Saudações, meus amigos estóicos,
Vanessa Cordeiro
Fonte: dailystoic.com