Os 10 princípios estóicos fundamentais – parte 2 de 2

Os 10 princípios estóicos fundamentais – parte 2 de 2

 

 

# 6 Pratique a ‘desgraça’ – Pergunte “O que poderia dar errado?”

 

Pra que servem as vacinas?

 

Em resumo: As vacinas preparam seu corpo para combater as doenças antes que a doença realmente atinja o seu corpo.

 

Os estóicos usavam uma ferramenta semelhante para suas mentes.  De certo modo, eles se vacinaram contra a infelicidade. Eles se prepararam mentalmente para que coisas ruins acontecessem.  Essa é a principal razão para estudar a filosofia estóica, preparar-se para eventos futuros a fim de manter a calma diante da adversidade.

 

Os estóicos treinaram para manter a calma, a tranquilidade e a liberdade frente ao sofrimento emocional causado pelas aparentes ‘desgraças’, fazendo visualizações negativas regularmente e preparando-se para enfrentar os problemas e as adversidades da vida com bastante antecedência.

 

Uma das ferramentas mais valiosas dos estóicos é a premeditação da adversidade, ou praemeditatio malorum, em latim.

 

O autor do livro “A guide for the good life”, William Irvine, descreveu-a como “a ferramenta mais valiosa no kit dos estóicos” e chamou-a de “visualização negativa”. No entanto, para os estóicos, o ponto-chave é que essas ‘desgraças’ imaginárias não são realmente negativas, mas completamente indiferentes.

 

É exatamente essa indiferença aos resultados temidos que os estóicos querem fortalecer para que não se preocupem com eles e possam enfrentá-los com calma, racionalidade e paciência, caso realmente ocorram.

 

Por exemplo, você planeja viajar em um final de semana de férias.  É a noite antes de você sair. Você reservou um lugar, embalou suas necessidades e preparou o carro.  Você tem um plano e está pronto. Agora pergunte a si mesmo: “O que poderia dar errado?” “O ​​que poderia acontecer ao contrário do plano?”

 

Prepare-se para que as coisas sejam diferentes do planejado.  Tenha um plano b (e, talvez, um c e um d também).

 

E se tal e tal acontecer?

 

Então eu farei tal e tal …

 

E se…

 

Então eu vou…

 

E se…

 

Então eu vou…

 

“Nada acontece ao sábio contra suas expectativas.” – Sêneca

 

O sábio se prepara perfeitamente bem.  Nada pode acontecer que ele não tenha previsto.  Ele antecipa todas as possibilidades negativas que possam atrapalhar seus planos.  Não é muito provável que tais coisas aconteçam, e não há muito que ele possa fazer sobre isso, mas ele estará sempre preparado mentalmente e poderá ter um plano b.

 

A antecipação das coisas ruins que acontecem torna tudo mais fácil de suportar.  Ela nos ajuda a não nos decepcionarmos quando a ‘desgraça’ acontece. Podemos enfrentar a adversidade com muito mais calma, analisá-la racionalmente e decidir tomar uma ação inteligente.

 

“Eu posso querer estar livre da tortura, mas se chegar a hora de eu suportar isso, eu desejo suportá-la corajosamente com bravura e honra.  Não preferiria não cair em guerra? Mas se a guerra me acontecer, eu desejarei levar nobremente as feridas, a fome e outras necessidades de guerra.  Nem sou tão louco a ponto de desejar doenças, mas se tiver que sofrer uma doença, não desejo fazer nada precipitado ou desonroso. A questão não é desejar essas adversidades, mas a virtude que torna as adversidades suportáveis. ”- Sêneca

 

O que Sêneca está dizendo aqui é que seríamos loucos por querer enfrentar dificuldades na vida.  Mas nós seríamos igualmente loucos por pensar que elas não vão acontecer. Precisamos nos preparar para que as dificuldades aconteçam, para que possamos estar prontos para enfrentá-las, em vez de ficarmos surpresos com a sua chegada inesperada.

 

Afinal, só podemos ser surpreendidos por aquilo que não prevíamos e, neste caso, estaremos despreparados e desesperados sobre o que fazer a respeito. Mas nós, como bons estóicos, jamais somos pegos de surpresa por nenhum evento negativo, pois praticamos diariamente a praemeditatio malorum, premeditação do mal ou visualização negativa.

 

Recapitulação rápida: A ideia de premeditação da adversidade é imaginar repetidamente cenários potencialmente “ruins” com antecedência, para que eles não te peguem de surpresa, e você será capaz de enfrentá-los com calma e agir de acordo com a virtude.

 

Lembre-se, não importa quão catastrófica uma situação possa parecer, para os estóicos esses eventos externos não são nem bons nem maus, mas indiferentes.  Somente nossas respostas a eles podem ser boas ou ruins.

 

Portanto, deixe sua mente vacinada e se exponha a situações difíceis através da visualização negativa e você ficará mais forte e menos vulnerável em situações da vida real. Donald Robertson acrescenta: “A resiliência psicológica tende a ‘generalizar’, de modo que mesmo situações que não são antecipadas nem diretamente  ensaiadas podem ser experimentadas como menos esmagadoras, contanto que uma ampla variedade de outras adversidades tenha sido antecipada e enfrentada de forma resiliente ”.

 

Experimente agora mesmo.  O que você está planejando fazer nos próximos dias?  O que poderia dar errado?

 

# 7 Adicione uma cláusula de reserva às suas ações planejadas

 

Você lembra que a virtude é o maior de todos os bens?

 

E que nós só controlamos nossas próprias ações?

 

Ótimo!  Porque essas ideias constroem a base da “cláusula de reserva”.

 

Nós, como estudantes estóicos, pretendemos fazer a coisa certa e tentar o nosso melhor para chegar lá, à boa vida, mas também estamos preparados a aceitar qualquer resultado com serenidade.

 

Faça o seu melhor para ter sucesso…

 

… e simultaneamente saber e aceitar que o resultado final está além do seu controle direto.

 

Sêneca define a cláusula de reserva com a fórmula: “Eu quero fazer isso e aquilo, a não ser que algo aconteça que possa representar um obstáculo à minha decisão”. Em outro lugar ele dá o exemplo: “Eu navegarei pelo oceano, se nada me impedir.”

 

Isso é super poderoso!

 

Essa é a chave para a confiança definitiva em si mesmo:

 

Simultaneamente (1) faça o seu melhor, (2) saiba que os resultados estão fora de seu controle, (3) aceite o que quer que aconteça e, finalmente, (4) continue a agir de acordo com a virtude.

 

Basicamente, temos um plano e tentamos de tudo para alcançar nosso objetivo, mas ao mesmo tempo sabemos que algo pode interferir e nos impedir de atingir nosso objetivo.  Aceitamos isso e adaptamos nosso plano às novas circunstâncias e tentamos novamente fazer o melhor que podemos.

 

Podemos chamá-lo de processo.  Nos esportes, por exemplo, você se concentra no processo, concentra-se no esforço, no treinamento, na preparação e em tudo o que está sob seu controle e, em seguida, obtém os resultados conforme eles surgem.  Ganhar não é o objetivo final, mas, sim, ser o melhor jogador e jogar o melhor que você pode.

 

E isso não é um convite para a preguiça.  Só porque você não controla o resultado não significa que você deva passivamente aceitar qualquer que seja o resultado, mas foque no que você pode fazer e faça o seu melhor.

 

Às vezes, as coisas não acontecem do nosso jeito, mesmo que façamos o nosso melhor e até mesmo se merecermos.  Independentemente do resultado, podemos sempre fazer o nosso melhor.

 

Massimo Pigliucci disse isso bem em seu livro “How to Be a Stoic”:

 

“Não confundir as aspirações, mesmo as bem fundamentadas, com como o universo irá (ou deveria) agir é uma das marcas de uma pessoa sábia”.

 

Esta é apenas uma fantástica ideia estóica: empreender as ações com uma cláusula de reserva, adicionar uma advertência como “se o destino permitir”, “se Deus quiser”, ou “se nada me impedir” para o que você se propõe a fazer.  E então aceite (ou até ame) o que acontecer.

 

Se lembra do Arqueiro Estóico?  Ele acertará o alvo se o destino permitir.  Ele tenta o seu melhor e depois aceita o resultado com serenidade.  E essa aceitação do que acontece nos leva à próxima ideia estóica.

 

# 8 Amor Fati – Ame tudo o que acontece

 

“Não procure que os eventos aconteçam como você deseja, mas deseje que os eventos aconteçam como acontecem e que sua vida corra bem.” Epicteto

 

Esta é uma das minhas citações favoritas!  Para mim, é a receita para uma vida feliz e alegre.

 

Digamos que algo aconteceu que gostaríamos que não tivesse acontecido.  Agora, o que é mais fácil mudar: nossa opinião ou o evento em si?

 

A resposta é óbvia.  O evento está no passado e não pode ser alterado.  Mas nossa opinião pode. Podemos aceitar o que aconteceu e mudar nosso desejo de que isso não tenha acontecido.  O estoicismo chama isso de “arte da aquiescência” – aceitar em vez de lutar contra cada pequena coisa.

 

Essa “arte da aquiescência” ou, simplesmente, arte da aceitação é a base de uma das mais novas linhas da psicoterapia, a terapia de aceitação e compromisso. Ela traz o Estoicismo para os dias atuais, utilizando as práticas estoicas milenares para melhorar vários aspectos da nossa vida hoje, em pleno século XXI. E o melhor de tudo é que você pode escolher qual abordagem prefere, a da psicoterapia ou a da filosofia, ou até, ambas.

 

A minha preferência pessoal é pela via da filosofia, da prática diária do Estoicismo. No entanto, ao mesmo tempo, não deixo de frequentar a terapia, tendo escolhido justamente essa linha baseada no Estoicismo. Não é que o Estoicismo por si só não seja completo e profundo, ele é, e muito. A questão é que para determinados assuntos eu sinto a necessidade de ter uma outra pessoa me guiando, questionando e implementando novas técnicas, complementares à filosofia, para o meu desenvolvimento pessoal.

 

O Estoicismo é dinâmico e aberto a novas práticas e interpretações. Seus princípios fundamentais se mantêm os mesmos, mas as formas de praticá-lo variam em muito. Assim, você tem toda a liberdade para escolher e, até, criar a melhor maneira para que a prática do Estoicismo se adeque ao seu dia-a-dia e à sua individualidade.

 

Ryan Holiday explicou perfeitamente o conceito de amor fati em seu livro “The Daily Stoic”:

 

“E os estóicos mais praticados dão um passo adiante.  Em vez de simplesmente aceitar o que acontece, eles nos estimulam a realmente aproveitar o que aconteceu – seja o que for.  Nietzsche, muitos séculos depois, cunhou a expressão perfeita para capturar essa ideia: amor fati (um amor do destino). Não é apenas aceitar, é amar tudo o que acontece. ”

 

Podemos ver isso em duas etapas:

 

O primeiro passo é aceitar que não controlamos tudo o que acontece e que, aconteça o que acontecer, tudo bem.  É a natureza, ou Deus, ou o universo – como você preferir -, que controla o destino. Nós, simplesmente, devemos aceitá-lo.

 

O segundo passo é não só aceitar, mas até amar tudo o que acontece.  Os fatos externos estão fora do nosso controle. Não vale a pena lutarmos contra eles, isso só causa uma grande perda de tempo e energia, não muda nada. Devemos, no mínimo, aceitar os fatos como são. Mas, se pudermos ir mais adiante e amar os fatos da maneira que acontecem, sejam bons ou ruins, tanto melhor. A melhor forma de amar todos os fatos é entender que há algum grau de inteligência por trás deles, uma inteligência inalcançável pela nossa limitada compreensão do universo.

 

E não quer dizer que essa inteligência seja Deus ou algo divino, a não ser que você queira. Os Estóicos eram originalmente panteístas, acreditavam que Deus está em todo o lugar, mas não de forma etérea e, sim, de forma material, em todas as coisas e seres do universo, em toda a natureza. Todavia, eram muito abertos a qualquer tipo de religiosidade, inclusive à falta dela. Ou seja, não importa se você é teísta – acredita em Deus -, agnóstico – não tem certeza se Deus existe ou não -, ou ateu – não acredita em Deus-, o Estoicismo funciona para você. (Mais adiante, farei um post específico sobre o Estoicismo e as religiões).

 

Não é natural sentir gratidão por algo que nunca quisemos que acontecesse.  O que ajuda é isso: pense em um poder maior que gira o mundo e decide tudo o que acontece.  E todos os eventos – desejados ou inesperados – acontecem especificamente para você. No momento em que algo acontece, pode parecer errado, mas serve algo maior que você ainda não entendeu e, no final, vai beneficiar você. É só lá no final da história que você vai entender o papel que cada evento realmente teve em sua vida. Às vezes, temos uns insights como esses, nos damos conta de algo que na hora achamos ruim, foi, na verdade, bom para a nossa vida como um todo. Eu mesma já tive alguns, muitas vezes anos depois do fato em si. E vocês, já tiveram esses insights?

 

Não lute contra o que acontece, acontece por você, de formas incompreensíveis, inicialmente, mais tarde, fazem todo o sentido.

 

“Convença-se de que tudo é um presente dos deuses”. Marco Aurélio

 

Com essa atitude, nada pode abalar você, te tirar do prumo, do caminho certo e virtuoso.

 

Os estóicos usavam uma metáfora maravilhosa, o cão amarrado a um carrinho:

 

Imagine um cachorro amarrado a um carrinho em movimento.  A coleira é comprida o suficiente para que o cão tenha duas opções: (1) ou ele pode seguir a direção do carrinho suavemente, sobre o qual ele não tem controle, e ao mesmo tempo aproveitar o passeio e explorar os arredores, (2) ou  ele pode, teimosamente, resistir ao carrinho com toda a sua força e acabar sendo arrastado pelo resto da viagem, de qualquer maneira.

 

Nós somos esse cachorro.  Ou fazemos o melhor da viagem ou lutamos contra todas as pequenas decisões que o motorista faz.  Um caminho é sem esforço e alegre, o outro é exaustivo e miserável. Você escolhe.

 

O carrinho continua sempre em movimento.  A mudança é inevitável. Nas palavras de Ryan Holiday, “ficar chateado com as coisas é erroneamente supor que elas durarão … Se ressentir com a mudança é erroneamente supor que você tem uma escolha no assunto”.

 

Aceitar a direção e a velocidade do carrinho, aceitar o que quer que aconteça, não tem nada a ver com desistir.  Conforme Ryan Holiday, “isso não tem nada a ver com ação – isso é para as coisas que são imunes à ação. É muito mais fácil falar da maneira como as coisas deveriam ser.  É preciso força, humildade e vontade de aceitá-los pelo que eles realmente são. É preciso um homem ou uma mulher de verdade para enfrentar a necessidade. ”

 

Vamos ser homens e mulheres de verdade e aceitar as coisas como elas acontecem e tirar o melhor proveito delas.

 

Seja um cão sábio e aproveite o passeio.  Mesmo que o motorista do carrinho escolha uma estrada rica em obstáculos.

 

# 9 Transforme Obstáculos em Oportunidades – A Percepção É Chave

 

O que é percepção?

 

É como vemos e entendemos o que acontece ao nosso redor e o que decidimos que esses eventos significam.

 

Nossas percepções podem ser como uma bola de chumbo acorrentada aos nossos pés, nos segurando e nos deixando fracos, ou podem ser uma grande fonte de força, como uma poção mágica.

 

Como vemos o mundo ao nosso redor, como interpretamos o que acontece conosco, faz uma enorme diferença em como podemos viver nossas vidas.  O que já aprendemos com os estóicos é que eles vêem eventos externos não como bons ou ruins, mas indiferentes. Portanto, não são esses eventos, porque eles são indiferentes, mas o seu próprio julgamento desses eventos que é importante.

 

“Se você está sofrendo por qualquer coisa externa, não é isso que te perturba, mas seu próprio julgamento sobre isso.  E está em seu poder acabar com esse julgamento agora”.

Marco Aurélio

 

Isso faz com que você seja responsável por sua vida.  Você não controla eventos externos, mas controla como escolhe vê-los e depois responde a eles.  E, no final, isso é tudo o que importa.

 

Estamos perturbados ou encantados não por eventos, mas pelo nosso julgamento sobre esses eventos.

 

Por exemplo, é um dia chuvoso (um evento externo).

 

O surfista fica chateado porque ele queria ir para a praia.

 

O fazendeiro está feliz porque acha que é bom para a colheita.

 

A dona de casa está furiosa porque pendurou a roupa em seu jardim.

 

O mesmo evento é percebido de diferentes maneiras.  É o julgamento sobre a chuva que causa sofrimento ou alegria, não a chuva em si.  Talvez a chuva seja uma droga, mas se você seguir cegamente sua primeira impressão, será ainda mais difícil.

 

O que os estóicos tentaram fazer, foi não se deixar levar pela impressão inicial sobre eventos externos (que estão fora de seu controle), mas (1.) para olhar os eventos objetivamente e (2.) escolher usá-los para  o melhor deles.

 

Algo acontece e nós automaticamente temos uma impressão, uma reação emocional sobre isso.  Nós não podemos evitar ter essa reação emocional inicial. Entretanto, o que podemos fazer é escolhermos dar vazão ou não a essa impressão. Ou seja, podemos nos deixar levar pelas emoções e reagir negativa e impulsivamente com raiva, ódio indignação, etc. Ou podemos parar por um minuto, respirar profundamente, dar uma caminhada, e só decidir como reagir ou não quando a poeira já tiver baixado o suficiente para decidirmos e agirmos com a razão, e não com as emoções. Essa última opção é a maneira estóica de encarar e reagir aos eventos externos, sempre racionalmente e de acordo com a virtude.

 

Então, primeiro precisamos verificar nossas impressões.  Podemos perguntar: “O que aconteceu exatamente?” E então olhar para o evento objetivamente, ou olhar para ele como aconteceu com outra pessoa.  O último funciona, porque com outras pessoas somos muito mais objetivos. Por exemplo, quando um amigo vem para jantar e quebra um copo, você está bem, é só um copo.  Mas quando você quebra o copo, você é muitomais rigoroso e se julga mal, como desajeitado, descuidado, um verdadeiro desastre.

 

Então, olhe o que acontece objetivamente – Está chovendo.  O copo está quebrado. – E então escolha sua melhor reação, racional e virtuosa.

 

“Lembre-se de que os infortúnios só podem ser previstos para o seu corpo ou sua propriedade, mas sua mente está sempre disponível para transformá-lo em boa sorte, respondendo com virtude.” Epicteto

 

Você sempre pode responder com virtude.  Você pode ver tudo como uma oportunidade para responder com virtude.

 

Pense, então: O que aconteceu ultimamente de forma contrária aos seus planos?  Qual foi sua reação? Como você poderia ter usado essa situação para praticar a virtude ou outra forma de excelência?

 

Os estóicos tinham essa ideia de que você pode transformar todos os obstáculos em uma oportunidade.

 

“O impedimento à ação avança a ação.  O que fica no caminho se torna o caminho”.

Marco Aurélio

 

A chave para reconhecer essas oportunidades está na sua percepção.  Como você vê as coisas é muito mais importante do que as coisas em si. O estoicismo nos ensina a considerar tudo como uma oportunidade de crescimento.  Isso nos permite transformar tudo, obstáculos e presentes, em causas para oportunidades.

 

No entanto, há uma pegadinha nisso.  Antes de podermos questionar nossas próprias impressões e optar por encontrar uma oportunidade, primeiro precisamos identificar nossas impressões quando elas acontecerem.  Precisamos estar atentos, em primeiro lugar.

 

# 10 Seja consciente – a atenção estóica é onde tudo começa

 

Se você quiser viver de acordo com qualquer filosofia, precisa estar atento às suas ações.

 

No estoicismo, se você quiser viver de acordo com a virtude, você sabe o que deve fazer: aplicar a razão (sabedoria), a coragem, a justiça e a temperança (auto controle). Para fazer isso, você necessariamente precisa estar atento ao que está fazendo.  De que outra forma você pode estar presente o suficiente para escolher as ações racionais necessárias?

 

Assim, de certo modo, todas as idéias estóicas, inevitavelmente, levam a uma maior atenção plena. E aqui, novamente, entra uma das mais modernas técnicas da psicoterapia, o mindfulness, que nada mais significa que atenção plena. Ou seja, de moderno nisso há somente o modismo atual, porque o mindfulness ou atenção plena é uma técnica já utilizada pelos estóicos, há mais de 2.000 anos (nada se cria, tudo se copia).

 

O que isso significa?

 

Em suma, você está consciente quando monitora e observa seus pensamentos e ações, como eles acontecem, no aqui e agora.  Para que você esteja totalmente ciente do que está fazendo a cada instante. Por exemplo, quando você tenta se concentrar no que pode controlar, quando age com uma cláusula de reserva ou quando verifica suas impressões, precisa estar sempre atento.

 

A atenção plena é um pré-requisito para praticar o Estoicismo, mas também se desenvolve mais através da prática.  Funciona nos dois sentidos. Mais uma vez, estar atento é estar ciente o suficiente para dar um passo atrás de seus próprios pensamentos, e então ser capaz de escolher a melhor ação ao invés de viver no piloto automático.

 

Quando você experimenta uma emoção, nesse exato momento você precisa perceber que está sentindo essa emoção, só então você pode escolher se a emoção é útil ou não e qual é a sua melhor resposta.  Se você não percebe que está agindo impulsiva ou automaticamente, pela emoção, então é incrivelmente difícil escolher e mudar seu comportamento.

 

“Os estóicos devem estar sempre conscientes de sua vontade.  Seus pensamentos e ações voluntários são, por definição, as únicas coisas completamente sob seu controle. ” Donald Robertson

 

Nós basicamente desistimos de ser filósofos e estóicos, quando não estamos conscientes, quando agimos no piloto automático e esquecemos o que estamos fazendo.

 

Por exemplo, nós dirigimos para o trabalho e a próxima coisa que percebemos é que nós estamos ridiculamente aborrecidos pelo motorista na nossa frente.  Ou nos sentamos para almoçar e nos perdemos em pensamentos sobre aquele cliente chato com quem lidamos de manhã. Ou assistimos a um jogo de futebol com os amigos e, de repente, nos vemos pulando na frente da TV, gritando e xingando o juiz.

 

Nestes momentos, não somos muito estóicos.  E pode levar muito tempo para trazer de volta nossa autoconsciência para o momento presente, e as chances são altas de que nem sequer percebamos que agimos como idiotas.

 

É por isso que os estóicos criaram as práticas cotidianas de reflexão, dentre elas, a análise estóica do dia.

 

“Quando a luz foi removida e minha esposa ficou em silêncio, ciente desse hábito que é agora meu, examino meu dia inteiro e volto ao que fiz e disse, não escondendo nada de mim mesmo, ignorando nada.  Por que eu deveria temer qualquer conseqüência de meus erros, quando eu posso dizer: “Veja que você não faça isso de novo, mas agora eu te perdôo”. Sêneca

 

Todos os dias, no final do dia, escolha um momento para refletir sobre o seu dia.  Você pode escrever as coisas, criando um diário estóico, o que é uma excelente prática para acompanhar o seu progresso, ou pode, simplesmente, pensar a respeito delas.  

 

Questione-se:

 

Que bem eu fiz hoje?

 

O que eu poderia fazer melhor?

 

Como eu poderia ser a melhor versão de mim mesmo?  O que eu quero mudar?

 

Use 5 minutos a cada noite, antes de ir para a cama, e pergunte a si mesmo estas perguntas e/ou outras semelhantes.  Analise o seu dia e encontre oportunidades onde você poderia melhorar.

 

Isso também ajudará você a ficar mais atento ao longo do dia, pois treina sua mente para procurar ações que possam ser refletidas à noite.

 

Marco Aurélio, o grande imperador do Império Romano, escreveu suas Meditações desta maneira.  Ele sentou-se para refletir sobre o dia e escreveu em particular para si mesmo. Então, vá em frente e anote suas próprias meditações e, passo a passo, veja seu progresso em se tornar um verdadeiro estóico, sendo cada vez mais virtuoso, vivendo de acordo com a natureza e vivendo a boa vida.

 

Não parece nada fácil, e não é mesmo, eu sei. Porém, como eu disse num dos primeiros posts desse blog, somos seres perfectíveis, jamais perfeitos. Portanto, não pretenda ser O estóico ideal, seguidor de todos os princípios do dia para a noite. Isso é impossível e contraria a natureza, lembra?!

 

A ideia é irmos juntos praticando o Estoicismo um dia após o outro e irmos nos tornando melhores, mais virtuosos, mais éticos, mais serenos e mais felizes progressivamente; devagar e sempre.

 

Vamos juntos, seguir o caminho estóico, dia após dia?! Se vocês vierem comigo, poderemos criar a primeira comunidade estóica no Brasil e trocar experiências, desafios, erros e acertos, e comemorar juntos nossas pequenas vitórias!

 

Espero ter a companhia de vocês ao longo do caminho!

 

Saudações, meus amigos estóicos,

Vanessa Cordeiro

 

Referências:

 

Marco Aurélio – Meditações;

 

Epicteto – Enchiridion (Manual de Epicteto);

 

Erick Wiegardt – The Stoic Handbook;

 

Ryan Holiday – The Daily Stoic; The Obstacle Is the Way;

 

Massimo Pigliucci – How to Be a Stoic;

 

Donald Robertson – Stoicism and the Art of Happiness;

 

Sêneca – Diálogos e Cartas;

 

Fontes:

<https://www.njlifehacks.com/what-is-stoicism-overview-definition-10-stoic-principles/>

 

<https://www.google.com/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/filosofia/os-estoicos.htm>

 

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